Principais vistos EBs para morar nos Estados Unidos

Para conseguir um Green Card, o famoso passe livre para residir permanente nos Estados Unidos, os vistos EBs são fundamentais. Você sabe quais são eles? Quais as diferenças? Neste artigo, você irá descobrir tudo sobre os principais vistos EBs e como fazer para morar de vez nos Estados Unidos!

O Green Card é o objeto de desejo de muitos brasileiros que sonham em residir permanentemente nos Estados Unidos. Porém, poucos sabem o que é preciso fazer para conseguir esse documento tão cobiçado. 

Para qualquer estrangeiro, a permanência nos Estados Unidos depende de apenas uma coisa, embora não seja tão simples de obtê-la: os vistos EBs
Mas não precisa se assustar tanto! Há uma infinidade de vistos norte-americanos, com as mais diversas finalidades. Entretanto, os vistos EBs são os únicos que permitem, de primeira, uma mudança legal e definitiva para os states.

O que são os vistos EBs?

Conforme dissemos anteriormente, os vistos EBs são os únicos que permitem a obtenção do Green Card. Ou seja, sem a sigla EB em seu visto, certamente você não estará autorizado a morar de vez nos Estados Unidos. 

Resumidamente, EB é a sigla de “employment based”, nomenclatura dada à imigração baseada no emprego. Assim, fica bastante claro um ponto central e muito: os vistos EBs são diretamente relacionados com questões profissionais.  

A mão de obra, a força de trabalho e a consistência intelectual de estrangeiros que querem morar nos Estados Unidos é valorizada e, por isso, o país oferece essas opções de permanência através dos vistos. 

Em contrapartida, o país não abre mão de priorizar a força de trabalho nativa, de modo que a concessão de um visto EBs só é feita após um longo e criterioso processo de análise, onde vários fatores são avaliados. 

Ainda assim, a quantidade de vistos EBs emitidos nos Estados Unidos vem subindo a cada ano. Segundo Charles Oppenheim, um dos responsáveis pelo Visa Bulletin, a previsão de crescimento de vistos EBs em 2021 é de 87%. A superlativa evolução se deve, dentre outros fatores, à troca de governo no país e ao avançado estágio do programa de vacinação contra a Covid-19.

Logo, mesmo havendo requisitos e determinações rigorosas, muito mais vistos EBs serão emitidos este ano e a tendência é aumentar cada vez mais. 

Mas quais são essas exigências? Quais são os requisitos? Quais são os principais vistos EBs afinal? Confira a seguir!


Confira também: Visto de estudante para morar nos Estados Unidos | Passo a Passo


Principais vistos EBs

Visto EB-1: Primeira Preferência

Você é uma pessoa com capacidades extraordinárias em sua área de atuação? Se for o caso, o visto EB-1 está te esperando! 

Esse tipo de visto é concedido para profissionais que possuem o que eles chamam de “capacidades extraordinárias baseadas no emprego”. Isto significa que, para obter um green card com visto EB-1, será preciso comprovar esta habilidade. Normalmente, a comprovação se dá pela demonstração de aclamação nacional ou internacional.

Mas o que isto quer dizer? 
Em outras palavras, você precisa ser uma referência na sua área de atuação, em nível nacional ou internacional. Seu trabalho deve ser reconhecido e aclamado de forma expressa para que você possa pleitear um visto EB-1.

Por ser um visto de grande relevância, seu processo de avaliação é criterioso e ele é um dos vistos mais difíceis de tirar.

Visto EB-2: Segunda Preferência

Um pouco menos criterioso do que o anterior, o visto EB-2 é destinado aos estrangeiros com “capacidades excepcionais baseadas no emprego”. Assim como em todos os outros casos, o visto EB-2 deve ser solicitado exclusivamente para fins profissionais. 

Dentre os critérios para aprovação desse visto, destacam-se:

Grau avançado de trabalho a ser executado. Ou seja, a posição que você busca assumir nos Estados Unidos, deverá ser de alta relevância, com avançado grau de complexidade.

Alta comprovação acadêmica e profissional. Assim como o tópico anterior, sua certificação deverá ser compatível com a posição de trabalho. Bacharelado, mestrado e doutorado com 5 anos de experiência progressiva comprovada no segmento, se adequam nesta categoria. 

Capacidade excepcional em ciências, artes ou negócios. Através de sua comprovação acadêmica e profissional, você deverá conseguir mostrar que está acima da média da sua categoria e que tem muito a contribuir com o seu setor no mercado de trabalho norte-americano. 

Embora pareça um pouco difícil de obter, o visto EB-2 não requer aclamação e reconhecimento do seu trabalho. Assim, ele é um visto bem mais viável, especialmente para pesquisadores acadêmicos e cientistas.

Visto EB-3: Terceira Preferência

Em terceiro lugar, mas não menos importante, temos o EB-3. Por também ser um visto de residência permanente e, além disso ser um pouco menos criterioso do que o visto EB-2 e bem menos do que o visto EB-1, o EB-3 é muito procurado e acaba sendo a porta de entrada legal para vários brasileiros. 

Definido como um “visto para trabalhadores qualificados, profissionais ou outros”, o EB-3 possui os seguintes requisitos:

Certificação acadêmica em Bacharelado ou grau equivalente
Dois anos de experiência profissional ou treinamento na área a ser disputada
Menos de dois anos de experiência para se tornar proficiente (apenas em alguns casos)

Outros vistos EBs

Além dos vistos principais, os Estados Unidos também emite alguns vistos EB de menor prioridade. É o caso do visto EB-4, considerado um visto especial e destinado a imigrantes que trabalham em diferentes organizações internacionais, governamentais e religiosas. 

O EB-5, também emitido como visto de residência permanente, é concedido aos imigrantes que atuam no mercado de capitais e pretendem investir entre 500 mil e um milhão de dólares nos EUA.


Confira também:

3 lugares incríveis para visitar no L.A. Live em Los Angeles
Quer empreender nos EUA? 5 dicas para ganhar dinheiro morando fora do Brasil
7 curiosidades sobre as regras de trânsito nos Estados Unidos
Contractor vs Full Time: 5 diferenças entre os mais procurados tipos de trabalho nos EUA


Gostou desse conteúdo? Fale nos comentários e continue acompanhando o Diário Califórnia! Ainda teremos muito conteúdo pela frente. Até a próxima!

Deixe um comentário